A semana foi de altas nas cotações do café na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o arábica, e na Bolsa de Londres para o robusta, que balizam o mercado internacional. No Brasil, o mercado físico também apresentou cotações mais elevadas ao produtor, refletindo os ganhos externos.
Segundo o consultor do portal Safras & Mercado, Gil Barabach, “o gatilho fundamental da alta são as preocupações com a safra do Vietnã e do Brasil, as duas principais origens mundiais”. No caso vietnamita, as chuvas irregulares, especialmente na região central, continuam causando inquietação em relação ao desenvolvimento das lavouras no pós-florada. Já começam a aparecer as primeiras projeções, que reforçam o pessimismo produtivo, destaca Barabach. A Volcafé, por exemplo, projeta safra de café robusta 2024/25 no Vietnã em 24 milhões de sacas, o menor nível em 13 anos, diante dos danos irreversíveis causados pela seca.
Quanto ao Brasil, o consultor observa que as primeiras avaliações sobre a safra iniciaram o debate não só sobre o tamanho da produção como também da qualidade da safra 2024. Outro fator relevante é a aproximação da primeira massa de ar polar deste ano no Brasil, que deve baixar as temperaturas a partir do dia 25 na região Sul, com o frio se estendendo também para São Paulo e Minas Gerais, especialmente o Sul de Minas. As informações são do portal “Safras e Mercado”.
O agente autônomo de investimentos João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, destaca a volatilidade do mercado do café durante a semana de 20 a 24 de maio. Entre segunda e terça-feira, os valores para o grão saíram da calmaria e registraram alta de 1000 pontos em Nova York.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.