O preço do leite captado em março registrou a quinta alta consecutiva, de 4,1% comparado a fevereiro, e chegou a R$ 2,3290/litro na “Média Brasil” do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Mesmo com o aumento, a média ficou 20,3% abaixo do verificado em março/2023, em termos reais. Com esse resultado, o preço ao produtor acumula alta real de 12,9%.
De acordo com analistas do MilkPoint Mercado, o aumento do preço do leite em março é resultado, principalmente, da menor disponibilidade de leite nas fazendas. Além da queda sazonal na produção esperada para este período, caracterizado pela entressafra do leite, estima-se que a produção neste primeiro semestre também esteja menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso reflete o cenário desafiador de redução da rentabilidade que os produtores enfrentaram no final de 2023.
Além disso, a demanda também tem contribuído para a sustentação dos preços. Embora ainda instável e abaixo das expectativas das indústrias, o consumo geral mostra sinais de recuperação em relação ao mesmo período de 2023, conforme relatos de empresas consultadas pela equipe do MilkPoint Mercado.
Para os próximos meses, essa tendência deve continuar: baixa oferta de leite no campo e uma demanda que está gradualmente se recuperando. Com esse cenário, espera-se que a tendência de alta no preço do leite permaneça nos próximos pagamentos. As informações são do Cepea, adaptadas pelo portal “Milkpoint”.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.