Assuntos regulatórios e sustentabilidade no setor de alimentação animal foram os principais temas discutidos
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações esteve presente em Atlanta/EUA, onde ocorreu a International Production & Processing Expo – IPPE, o maior evento anual do mundo da indústria de aves, carnes e alimentos para animais; para uma série de reuniões da International Feed Industry Federation – IFIF, que é a entidade associativa que representa a indústria global de alimentação animal. O Sindirações foi representado pelo seu Conselheiro, Roberto Betancourt e pelo Coordenador de Assuntos Regulatórios, Bruno Caputi.
Nos dias 29 e 30 de janeiro, foi realizado o 17th International Feed Regulators Meeting (IFRM), organizado pela IFIF e pela FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. O evento reuniu representantes da indústria de alimentação animal e oficiais de todo o mundo para discutir questões críticas enfrentadas pelo setor de alimentação animal. O IFRM contou no início com uma discussão sobre os assuntos do Codex Alimentarius que abordam a alimentação animal, onde o Bruno Caputi teve oportunidade de palestrar representando o Sindirações e a IFIF.
Foram abordados também temas importantes como a economia circular na alimentação animal, novos ingredientes, atualizações das legislações da Europa e outros países. Bem como, houve discussões sobre resistência antimicrobiana, trabalhos regionais de convergência de requisitos regulamentares e novas tendências para o setor.
Em paralelo a este evento, os representantes do Sindirações participaram de uma série de reuniões. Entre elas a Reunião da Diretoria da IFIF com seus associados para debater sobre orçamento, projetos e trabalhos em andamento.
Outra reunião foi a do Comitê de Assuntos Regulatórios da IFIF, que pelos próximos dois anos será coordenada pelo Sindirações, através do seu representante Bruno Caputi. Foram discutidos temas de alegações em produtos inovadores, rotulagem em formato digital, biossegurança em fábricas de ração e outros assuntos regulatórios.
Já o Comitê de Sustentabilidade da IFIF, focou na discussão das participações da entidade e outros fóruns que afetam e discutem temas ligados a sustentabilidade do setor de alimentação animal, como análise de ciclo de vida e imposições regulatórias/sustentáveis de importações de ingredientes.
SOBRE O SINDIRAÇÕES
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações atua como interlocutor da indústria de alimentação animal com o objetivo de promover um ambiente competitivo adequado para a produção do alimento animal seguro. Fundado em 1953, o Sindirações é o principal representante da indústria brasileira de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos/sal mineral junto aos principais organismos nacionais e internacionais. A entidade reúne 140 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, incluindo as empresas que importam e comercializam insumos, e aquelas que utilizam para consumo próprio. As prioridades concentram-se na segurança dos alimentos; regulamentação; negociação trabalhista; acreditação de programas de qualidade; contribuição para assuntos tributários; garantia de suprimento; participação ativa perante organismos internacionais e garantia da sustentabilidade econômico-financeira do setor. Com sede em São Paulo, no edifício da FIESP, o Sindirações é filiado a FEEDLATINA, Asociación de las Indústrias de Alimentación Animal de America Latina y Caribe e à IFIF – International Feed Industry Federation. Mais informações pelo Facebook, Instagram, Twit
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.