Análise de Mercado Mercado pecuario

Exportações de carnes bovina, suína e frango, seguem em bom ritimo

Vlamir Brandalizze comenta o mercado das carnes, ainda muito fortalecidas pelas exportações. A carne bovina pode ultrapassar os 2 milhões de toneladas até o final de 2023. Já o frango deve encerrar agosto batendo recorde histórico, com mais de 400 mil toneladas embarcadas. A carne suína, por sua vez, no acumulado de janeiro até então já se aproxima das 700 mil toneladas exportadas, 90 mil a mais que no mesmo período de 2022.

O valor médio da carcaça casada bovina (junção do traseiro, dianteiro e ponta de agulha), negociada no atacado da Grande São Paulo, está em R$ 16,50/kg na parcial de agosto, sendo 7,9% inferior ao de janeiro/23 e expressivos 11% abaixo do de agosto/22, de acordo com levantamento do Cepea. Trata-se, também, da menor média mensal desde setembro/19, quando a carcaça casada foi negociada a R$ 15,93/kg. Segundo pesquisadores do Cepea, o traseiro, que concentra os cortes de maior valor agregado, é o que vem pressionando as cotações da carcaça casaca ao longo de 2023. Desde o início deste ano, o valor médio do traseiro já recuou 12,4%, em termos reais. Já o dianteiro bovino, que representa os cortes de menor valor agregado, também se desvalorizou, mas de forma menos intensa, apenas 1%.

Segundo pesquisadores do Cepea, o consumo brasileiro de carne bovina, muito atrelado à renda, está fragilizado desde o início de 2022, devido principalmente à alta da inflação. Em 2023, a demanda enfraquecida pela proteína se somou ao crescimento na oferta de animais disponíveis para o abate.

As cotações do suíno vivo e da carne voltaram a recuar em praticamente todas as regiões acompanhadas pelo Cepea nos últimos dias. Vale lembrar que os preços registraram alta por duas semanas consecutivas. Segundo colaboradores do Cepea, além da menor procura pela carne, típica deste período de mês, o movimento de baixa também vem sendo influenciado pela perda de competitividade da proteína suína em relação à bovina.

 

inscreva-se em nosso canal youtube clicando aqui

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

 

 Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui

 

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta