Leite

Demandas do setor lácteo são analisadas em reunião entre CNA, Faemg e Mapa

O Sistema CNA participou, na última quinta (10/08), de uma reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, para tratar do impacto para o setor lácteo brasileiro com o aumento expressivo das importações de leite em pó.

Na reunião, estiveram presentes o vice-presidente de Finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Renato Laguardia, o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, e o deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que solicitou a audiência.

Os participantes mostraram ao ministro que o aumento na importação de leite em pó traz impactos negativos na competitividade e afeta todos os produtores rurais, principalmente porque alguns países aplicam subsídios diretos à produção, o que traz distorções ao mercado e torna a concorrência desleal com os produtores do Brasil.

De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Comex Stat. Conforme acompanhamento da CNA, o volume total equivale a 1,2 bilhão de litros de leite que deixaram de ser captados no Brasil, aumento de 268% ante 2022 e consolidando assim o maior volume da história para o período.

De acordo com os participantes, o ministério se comprometeu a adotar medidas já nas próximas semanas.

Vale lembrar que Fávaro anunciou, também na quinta-feira, que o governo tomou a decisão de taxar a importação de derivados de leite de países de fora do Mercosul. A medida foi definida após reunião na com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e deverá ser aprovada em breve pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) como forma de tentar diminuir o impacto das importações no setor leiteiro nacional.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta