Análise de Mercado Soja

Soja ganha fôlego positivo nas cotações; preços dos insumos podem subir após bloqueio do Mar Negro

O Brasil deve elevar os embarques de farelo de soja na temporada 2022/23, tornando-se o maior fornecedor mundial desse subproduto. De acordo com o relatório do USDA divulgado em 12 de julho, o país deve exportar o recorde de 21,5 milhões de toneladas de farelo de soja na temporada 2022/23 (de outubro/22 a setembro/23). O aumento dos embarques brasileiros de farelo está atrelado à redução do processamento de soja na Argentina – que é estimado em apenas 30 milhões de toneladas (o menor das últimas 18 temporadas) – e à maior demanda para consumo doméstico no país vizinho, que também deve ser recorde, previsto em 3,35 milhões de toneladas.

Vlamir Brandalizze analisa o mercado da soja, que entra na terceira semana de julho com fôlego positivo nas cotações. De acordo com o analista, o rompimento do acordo do Mar Negro por parte da Rússia potencializa os preços pelo grão, já que o óleo de soja passa a ser alternativa ao óleo de girassol, muito utilizado pelos europeus. No Brasil, os produtores encontram um bom cenário, já que os preços da soja atingiram o melhor nível na safra atual. No entanto, o analista adverte para o aumento dos valores dos fertilizantes, que também serão impactados pelo bloqueio do Mar Negro, e podem elevar os custos de produção.

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta