A Rússia anunciou que não vai renovar o acordo que vinha permitindo o escoamento de grãos cultivados na Ucrânia através do Mar Negro e que venceu hoje.
O último navio a deixar os portos da Ucrânia, antes do acordo expirar, chegou ontem (17) à Turquia, onde as embarcações vinham passando por inspeções de segurança antes de seguirem para o destino final.
O secretário geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, lamentou profundamente a decisão da Rússia. Disse que mais de 32 milhões de toneladas de alimentos puderam ser exportadas da Ucrânia, ajudando a reduzir os preços globais em 23%. Mais de 725 mil toneladas foram destinadas a ações humanitárias.
A Rússia informou que estava deixando o pacto porque suas demandas para melhorar as próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas e que o ataque com drone na ponte da Crimeia, ocorrido na última madrugada, não interferiu na decisão.
O Kremlin acusou a Ucrânia e disse que duas pessoas morreram e uma ficou ferida.
A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços consideravelmente baixos.
Segundo o Safras e Mercado, as cotações despencaram no dia com o mercado pressionado pelas indicações de uma boa evolução da colheita no Brasil, com clima favorável, e sem riscos de frio intenso ou geadas nas regiões produtoras brasileiras. O dólar firme contra o real exerceu pressão sobre as cotações. O mercado voltou a cair abaixo da linha de US$ 1,60 a libra-peso e rompeu suportes, acelerando as perdas tecnicamente. A receita média diária obtida com as exportações de café em grão em julho é 12,8% menor no comparativo com a média diária de julho de 2022, que fora de US$ 28,087 milhões.
O agente autônomo de investimentos, João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, analisou o mercado do café na última segunda-feira. Ele destaca os preços pressionados diante da boa safra brasileira, ainda que não haja um volume tão grande colhido, como em outros anos. Em relação às commodities, o analista ressalta a influência da suspensão do acordo pelo Mar Negro por parte da Rússia para oscilação das cotações. Além disso, a queda do petróleo também gerou preços mais baixos que o normal.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.