Análise de Mercado

Mercado das carnes continua com bons índices de exportação

Os preços da arroba do boi gordo esboçaram reação no final de junho. Apesar disso, o primeiro semestre se encerra com os valores em forte queda. E essas desvalorizações mantiveram muitos pecuaristas em alerta ao longo desse período, que foi marcado por oferta maior de animais para abate, e pela suspensão – de um mês – nos envios de carne bovina ao principal destino da proteína nacional, que é a China. No acumulado da parcial deste ano (de 29 de dezembro de 2022 a 27 de junho de 2023), o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 registra queda de 10%. Segundo o levantamento, a baixa foi causada por fatores produtivos e econômicos, dentre eles o maior investimento na produção pecuária nos últimos anos, que resultou em aumento na oferta de animais. Outro fator que aumentou a pressão sobre as cotações é o ainda baixo consumo de carne bovina no mercado interno, sobretudo nos primeiros meses do ano. Agentes consultados pelo Cepea afirmam estar confiantes de que a procura interna pela carne se aqueça no segundo semestre, fundamentados pelos atuais preços mais competitivos da carne.

Segundo os pesquisadores consultados, essa reação é resultado do aquecimento da demanda. Ressalta-se que, sazonalmente, estações mais frias tendem a elevar o consumo de proteínas consideradas mais energéticas, como é o caso da suinícola. Além disso, eventos festivos típicos do mês de junho também reforçam a demanda pela carne.

O baixo ritmo de vendas da carne de frango no encerramento de junho somado à oferta elevada de aves têm pressionado fortemente os preços dos produtos avícolas em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Após os registros dos primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres em meados de maio deste ano, o Mapa relatou, na terça-feira, 27, um caso da doença em produção de subsistência, na cidade de Serra (ES). Ressalta-se que o foco identificado não atingiu a produção industrial de frango. Assim, o Brasil mantém seu status de País livre da doença, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA, ou OIE, na sigla em inglês). No entanto, contrariando os requisitos da OMSA, o Japão – atualmente, o segundo maior destino da carne de frango brasileira – suspendeu temporariamente as aquisições da proteína com origem no Espírito Santo. 

Vlamir Brandalizze comenta o mercado das carnes, que fechou o mês de junho com bons preços pagos na arroba do boi e podendo totalizar 180 mil toneladas exportadas no mês, frente à 155 do mesmo período em 2022. Frango e suíno, por suas vezes, também seguem com bons índices de embarques, à exemplo do que já vinha acontecendo nas últimas semanas.

 

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta