Análise de Mercado trigo

Cotações do Trigo seguem em bons níveis

Segundo a Fretebras, houve crescimento de 57% no volume de fretes de trigo no 1° trimestre deste ano na comparação com igual período de 2022. O movimento foi puxado em grande parte pelo Rio Grande do Sul, onde a expansão atingiu 70%. Em relação ao preço médio do frete por tonelada do grão, a plataforma também registrou alta de 25% no período. O preço do frete é impactado por oferta e demanda e quando há um aumento no volume de cargas é natural que o frete também suba.

Outro fator que influencia é o diesel. Mas, com as recentes quedas, o insumo está com um valor somente 5% mais alto no 1° trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o preço do frete do trigo por tonelada aumentou 25%, cinco vezes mais. Isso reforça o aumento expressivo de oferta versus demanda do produto e traz uma boa notícia para os motoristas, que passam a trabalhar com margens melhores nos fretes que realizam.

Quanto aos Estados produtores, o Rio Grande do Sul obteve a sua maior safra. A área cultivada do trigo foi a maior em 42 anos, segundo a Emater. Já o Paraná sofreu com excesso de chuvas e foi passado em volume produtivo pelo Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o Brasil atingiu uma produção 24% maior em relação à temporada anterior, de acordo com a Embrapa Trigo. Segundo a consultoria StoneX, as projeções para a próxima safra do trigo são de 11,3 milhões de toneladas produzidas, cerca de 3% a mais em relação à temporada passada.

Vlamir Brandalizze comenta o mercado do trigo, que aguarda o posicionamento oficial do governo russo quanto ao acordo de escoamento da produção pelo mar negro. A tendência é que o mesmo não seja renovado. Tal situação pode sinalizar uma mudança nos preços, que no decorrer da semana se mantiveram em bons níveis. Já no Brasil, as movimentações seguem pouco intensas, com os produtores terminando o plantio do cereal, em especial no Rio Grande do Sul. Internamente, os negócios continuam lentos diante dos estoques feitos pelos produtores para serem negociados adiante.

 

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta