Análise de Mercado Aves Suinocultura

Exportações seguem fortalecendo o mercado das carnes no Brasil

O Cepea, em parceria com a Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA) , realizou um levantamento sobre o PIB do Agronegócio no Brasil no primeiro trimestre de 2023. De um modo geral, houve crescimento de 0,19%, e falando do mercado das carnes, o ramo pecuário caiu 1,09%, influenciado pelas baixas observadas em todos os segmentos. No caso dos insumos, o desempenho negativo foi impactado, sobretudo, pelos menores preços das rações e dos medicamentos veterinários. Para o segmento primário pecuário, a retração decorreu do menor valor bruto da produção esperado para o ano, mesmo em um cenário de certo alívio dos custos com insumos. A queda do valor da produção refletiu os menores preços de bovinos e aves de corte, uma vez que se projeta expansão de produção para todas as atividades pecuárias acompanhadas – exceto o leite.

Na agroindústria pecuária, apesar da maior produção estimada de carnes para o ano, o PIB também foi pressionado pelo comportamento desfavorável dos preços da carne bovina e dos couros bovinos.

Vlamir Brandalizze comenta as movimentações do mercado das carnes, ressaltando a reação do bovino, que já ultrapassa as 154 mil toneladas embarcadas em junho. O número é superior ao mesmo período de 2022. Quanto às aves, a expectativa por recorde é cada vez maior, com as exportações podendo bater as 5 milhões na projeção até o fim do ano. No mercado suíno, Brandalizze pondera que, apesar do bom fluxo de negócios, os produtores aguardam melhores preços nas cotações

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta