O mercado da soja, no balanço de janeiro a maio, terminou com bons números em Minas Gerais. O complexo soja (grãos, farelo e óleo) obteve a receita de US$ 1,9 bilhão, com o embarque de 3,5 milhões de toneladas. O setor registrou crescimento de 3% no valor e 11% no volume. A soja em grãos, principal componente desse segmento, segue com bom ritmo de vendas, impulsionadas pelas compras da China, Tailândia, Irã, Argentina, Taiwan e Vietnã.
Falando das movimentações de mercado, as condições das lavouras de soja dos Estados Unidos seguem piorando, contexto que tem elevado os preços da oleaginosa no mercado externo. Segundo pesquisadores do Cepea, o repasse da alta internacional ao Brasil, contudo, acabou sendo limitado pelos prêmios cada vez mais negativos e pela menor taxa de câmbio. De qualquer forma, eles ressaltam que as valorizações externas deixaram vendedores brasileiros mais firmes em suas ofertas no spot, com muitos à espera de novas altas nos valores domésticos.
Vlamir Brandalizze comenta o mercado da soja, destacando as lavouras norte-americanas, 96% germinadas, porém com nova queda na qualidade das mesmas, de acordo com o último relatório divulgado pelo USDA. Já no Brasil, as exportações do grão seguem em excelente ritmo, com mais de 11 milhões de toneladas embarcadas até então, durante o mês de junho.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.