Análise de Mercado

Resíduo agrícola se transforma em mídia no Canal Rural

Em parceria com SLC Agrícola, Infinity, empresa controlada pelo Canal Rural, possibilita o descarte correto do resíduos de agroindústrias e propriedades rurais

Segundo o relatório da European Environment Agency, são anualmente geradas entre 118 e 138 milhões de toneladas de lixo orgânico em todo o mundo. Destes, cerca de 100 milhões de toneladas correspondem a resíduos da cadeia de produção e distribuição de alimentos, sendo que apenas 25% do montante é reaproveitado. Pensando no impacto do descarte do lixo agrícola no meio ambiente, o Canal Rural por meio da parceria entre a Infinity, empresa de gestão de resíduos e a SLC Agrícola, maior produtora de sementes na América Latina, além de ser destaque na produção de soja no mundo, promove projeto que transforma lixo em comunicação.

A Infinity é uma empresa do grupo J&F que atua no processo de gestão de resíduos nos polos agrícolas e indústrias. Uma das grandes parcerias desenvolvidas no último ano, foi feita com a SLC Agrícola. A dinâmica entre ambas, consiste na retirada dos resíduos das unidades da SLC em todo o Brasil, recondicionando e devolvendo esse recurso à economia. Em contrapartida, a SLC participa da plataforma Planeta Campo, iniciativa da emissora cujo foco é abordar ações que promovam a sustentabilidade no campo. A empresa é uma dos apoiadores deste conteúdo no Canal Rural.

“A parceria com a SLC Agrícola evidencia a importância da sustentabilidade no agro, pois conseguimos transformar o resíduo em moeda de troca de mídia”, explica Jaqueline Silva, diretora do núcleo Artístico e de Programação e responsável pelo projeto Planeta Campo.

Entre os serviços realizados pela Infinity, a reciclagem se destaca. De acordo com José Leal, CEO da empresa, materiais como plástico, papelão e ferro são os mais comuns e após procedimentos como trituração e derretimento podem ser inseridos nas indústrias. Um exemplo do processo é big bag, isto é, embalagens para transportar materiais sólidos ou pastosos utilizados principalmente na indústria agrícola. O material é triturado, derretido e transformado em diversos produtos utilizados desde a indústria automotiva à agrícola.

“A Infinity entra como a  tangibilização dos conceitos de sustentabilidade no agro. Colocamos a mão na massa e transformamos em realidade o que é mostrado no Canal Rural. Nosso trabalho atende desde grandes empresas até o pequeno produtor. Estabelecemos a parceria para trazer tranquilidade em relação ao descarte correto dos resíduos“, explica Leal.

Números do projeto – Números do projeto –  A Infinity atende desde dos pólos industriais até pequenos produtores, adequando-se à demanda dos parceiros. 730 toneladas foi o total coletado da SLC, em 7 fazendas. Desse montante, 87% do resíduo coletado foi plástico, 9% de ferro e 4% de papelão. Ao todo, a Infinity coletou 6 mil toneladas em 2022, em mais de 150 fazendas e industrias.

Sobre o Canal Rural – É a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil, e possui a maior fidelidade de público entre os concorrentes segundo a 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, realizada pela IHS Markit. Há 26 anos, o veículo leva informação e entretenimento a milhões de produtores rurais, oferecendo soluções multiplataforma, incluindo notícias em primeira mão, análises de especialistas em todos os segmentos que influenciam a atividade econômica. Além disso, também é responsável por transmitir leilões e marcar presença nos mais importantes eventos e feiras do País, promovendo a capacitação de profissionais com projetos técnicos.

 

Acompanhe o Canal Rural:

Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo e entretenimento. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 185 e 685 da NET, no Canal 590 da Vivo 164 da SKY, 185 da Claro TV, 179 da OI e pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C e banda KU), aplicativo Radar, Lance Rural ou em tempo real pela Internet, no site.

 

Fonte: LF & Cia Comunicação Integrada


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta