Análise de Mercado

Produtores de arroz buscam alternativas para diminuição dos estoques

Quanto às movimentações de mercado, os produtores seguem em busca de arestas nas exportações. Na última semana, cerca de 30 mil sacas foram negociadas no mercado de Uruguaiana, e a movimentação se deve ao fato dos preços de embarque, neste momento, serem mais interessantes que os nacionais. Vlamir Brandalizze analisa as alternativas buscadas pelos produtores em meio a necessidade de capital de giro e diminuição dos estoques do grão.

O Rio Grande do Sul, o maior produtor de arroz do Brasil, projeta uma redução de 7,8% na produção do cereal na safra 2022/2023 em comparação com a safra passada, segundo a estimativa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A estimativa do Irga para a safra 2022/2023 é que a produção gaúcha será de 7,1 milhões de toneladas de arroz. A safra atual foi impactada pela diminuição da área semeada em 12% e pela estiagem, que causou a perda de 15.120 hectares, concentrando mais de 85% das perdas na Fronteira Oeste. Pela terceira vez consecutiva o fenômeno climático La Niña também influenciou a safra, reduzindo a frequência e o volume das precipitações no Rio Grande do Sul. De setembro a março, as precipitações e a umidade relativa do ar foram abaixo da média, e a radiação solar e a temperatura ficaram acima da média no Estado. Esses fatores resultaram em evaporação bem acima da média nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, principalmente. Apesar dos desafios enfrentados pela safra atual, há regiões com altas produtividades, minimizando os problemas climáticos.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta