A colheita do feijão já acontece, mas de acordo com Vlamir Brandalizze, a pressão do mercado pode acontecer em breve diante da produção considerada, até então, pequena.
O Feijão-caupi é uma cultura alimentar tradicional, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país. O Pará, o maior estado produtor de Feijão-caupi do Norte, nos últimos anos tem sofrido redução na área plantada e consequentemente na sua produção, com a expansão da soja. E a demanda, por sua vez, vem sendo então suprida por Feijão-caupi ou Feijão-comum de outros estados.
Essa se torna uma grande oportunidade de plantar Feijão-caupi no estado do Pará na safrinha, após a cultura da soja, prática já utilizada em outros estados. Com isso, a demanda do Pará suprida pelo próprio estado poderá amenizar a evasão de capital paraense destinado à aquisição de Feijão de outros estados.
Visando essa expansão da cultura, novas cultivares melhoradas foram lançadas pela EMBRAPA, as quais tiveram seus ensaios de Valor de Cultivo (VCU) realizados em cinco municípios, somente no estado do Pará: Bragança, Tracuateua, Belém, Paragominas, São Domingos do Araguaia; e em solos Latossolos Amarelo e Latossolos Vermelho.
BRS Bené (RNC 45600): é uma cultivar de Feijão-caupi do tipo bico-de-ouro, de grãos grandes e tegumento marrom. Um dos principais atributos é sua arquitetura moderna que facilita tanto a colheita manual quanto a mecanizada. As vagens e grãos grandes proporcionam elevado rendimento da operação em comparação com outras cultivares. Essa passa a ser uma possibilidade diante da demanda, que tem tudo para ser bastante elevada em 2023.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.