No Brasil, os valores da soja estão em baixa nos mercados interno e externo, pressionados pela finalização da colheita e pelas condições climáticas favoráveis à semeadura da oleaginosa no Hemisfério Norte. A safra de soja norte-americana segue avançando, com mais de 66% do plantio realizado, acima da média anual, que gira em torno de 55%. A germinação também segue à frente, o que pode trazer segurança aos estoques em meio às altas temperaturas previstas para o mês de julho. Vlamir Brandalizze faz a leitura de mercado e das condições atuais das safras do grão.
De acordo com levantamento do Cepea, o enfraquecimento da demanda externa pesou sobre as cotações, visto que consumidores globais estão postergando as aquisições, na expectativa de adquirir lotes a preços menores nas próximas semanas. Esses agentes estão fundamentados na ampla oferta mundial da oleaginosa, prevista pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) a 410,58 milhões de toneladas na temporada 2023/24, um novo recorde e 10,8% superior às 370,4 milhões de toneladas projetadas para a safra atual (2022/23).
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.