As chuvas no Texas deixaram mais animados os cotonicultores americanos, que avançam com o plantio, mas as situação ainda é muito crítica por lá. Quem fala sobre esses e outros destaques da 2ª semana de maio é Lício Pena, diretor executivo da AMIPA (Associação Mineira dos Produtores de Algodão).
O movimento de baixa nos preços do algodão em pluma, que vem ocorrendo desde meados de fevereiro deste ano, se intensificou no começo de maio. Segundo pesquisadores do Cepea, os atuais patamares internos voltaram a ficar abaixo da paridade de exportação, contexto que leva agentes a vender a pluma ao mercado externo em detrimento de negociá-la no doméstico. Tradings consultadas pelo Cepea aproveitaram o momento para efetuar novas aquisições, elevando a liquidez, inclusive para lotes de algodão com característica e/ou qualidade inferior. Apesar da movimentação para o mercado externo, as transações no Brasil para pronta-entrega ainda estão lentas, devido ao baixo interesse de indústrias domésticas, que seguem sinalizando dificuldades de comercialização dos manufaturados.
As exportações de algodão em maio estão a todo vapor. A média diária de embarque neste mês está 56,8% superior à média diária de maio 2022.
No Norte de Minas Gerais está sendo instalada uma indústria de beneficiamento de algodão que atenderá a produção de toda a região, e a expectativa é que seja inaugurada em agosto próximo.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.