Segurança Rural

CPI do MST investigará origem de financiamento e coordenação do movimento de invasões.

CPI do MST investigará origem de financiamento e coordenação do movimento de invasões

De janeiro a abril, foram 45 invasões a imóveis rurais no Brasil no total, sendo 12 sedes estaduais do Incra.  A ideia da oposição é convocar, logo no início dos trabalhos da CPI, nomes como José Rainha Júnior, o Zé Rainha, e João Pedro Stédile. A intenção é convocar os dois líderes do MST no colegiado antes mesmo de ministros de Lula. As informações são do Canal Rural e do site Metrópoles.

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar invasões organizadas pelo MST tem movimentado a Esplanada dos Ministérios em Brasília.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, foi um dos que criticou a criação da CPI. Ele acredita que a comissão vai ‘alimentar luta política’. Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, expressou a sua esperança de que a CPI não se transforme em um ‘palanque político’. 

A criação da CPI para investigar a origem do financiamento e apurar os envolvidos nas ações coordenadas dos movimentos foi oficializada na noite da última quarta-feira (26), no Plenário da Câmara dos Deputados.

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), a Comissão será composta por 27 membros titulares e o mesmo número de suplentes.

O requerimento que motivou a instauração foi amplamente apoiado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

De acordo com o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), é fundamental descobrir de onde vem o dinheiro e as ordens para que tantos movimentos ocorram de maneira sincronizada em todo o Brasil. O parlamentar reforça que não se trata de uma investigação direcionada a apenas um movimento.

O autor do requerimento que possibilitou a sequência dos trâmites para a criação da Comissão, deputado federal Tenente Coronel Zucco (REP-RS), membro da FPA, destacou que essa é uma vitória de quem defende a propriedade privada e o direito de uso da terra.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta