ANALISE-DE-MERCADO-AGRICOLA
Análise de Mercado

ANÁLISE DE MERCADO AGRÍCOLA (29-01-19)

Perdas de potencial produtivo na soja causarão menor oferta no mercado.

O arroz também terá menor oferta, e preços devem ser melhores esse ano aos rizicultores.

O feijão já mostra que em 2019 terá valores elevados.

O Consultor Vlamir Brandalizze chega no Paracatu Rural com seu comentário.

A safra de soja do Brasil em 2019 deverá somar 117,9 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que reduziu a estimativa nesta segunda-feira (28) em 2,5% ante previsão de dezembro, após os efeitos do tempo quente e seco. A Abiove ainda reduziu a previsão de exportação de soja em grãos para 70,1 milhões de toneladas. Na previsão de dezembro era de 73,9 milhões.

O Projeto de Lei 10.867/18 institui a Semana Nacional do Feijão e Arroz. O evento será comemorado a partir do dia 16 de outubro de cada ano. A data é a mesma do Dia Mundial da Alimentação (16/10), que celebra a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Pela proposta, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), durante a semana serão promovidas ações de conscientização, em especial para crianças, sobre a importância desses dois alimentos.

O texto também torna obrigatória a inclusão de feijão e arroz nas refeições escolares, custeadas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae – Lei 11.947/09).

Segundo Goergen, é salutar reforçar a importância desses alimentos na legislação que orienta a alimentação escolar das crianças e adolescentes. “Em especial para as famílias que ainda enfrentam insegurança alimentar nos rincões do Brasil.” O deputado gaúcho afirmou ainda que arroz e feijão são importantes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. A proposta vai garantir “além do abastecimento do mercado interno, renda e estímulo da agricultura familiar e da economia local”.

As atividades de colheita da safra de verão do milho começaram em algumas localidades de São Paulo e de Minas Gerais, de acordo com informações do Cepea. No Rio Grande do Sul, a colheita está um pouco mais avançada.


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta