ARROZ começa a ganhar força na exportação e setor busca novos negócios para exportar
Vlamir Brandalizze confirma que arroz começa a ganhar força na exportação e setor busca novos negócios para exportar com dólar em alta. Setor segue na expectativa pelo auxílio Brasil que pode fomentar demanda por alimentos básicos. Safra está em boas condições em quase todo o país.
As boas notícias com relação ao arroz brasileiro no mercado internacional ajudaram a melhorar o ânimo dos arrozeiros, e para que a matéria-prima tenha um comportamento muito próximo da estabilidade na última semana. A expectativa é de que em dezembro o Brasil (RS) exporte mais de 150 mil toneladas (base casca) conforme a line up do porto de Rio Grande, e as informações correntes no mercado, de acordo com o site Planeta Arroz.
Uma das boas notícias foi a vitória da trading norte-americana TRC no tender trade da Costa Rica, que estabeleceu a compra de 80 mil toneladas de arroz em casca com origem no Mercosul. O primeiro barco, de 20 mil toneladas, será originado no Brasil. Não se sabe ainda se os outros três barcos partidão do Brasil, pois a origem pode ser dos outros três países; mas hoje, os preços brasileiros são os mais atraentes. Por isso, espera-se que pelo menos mais um barco seja contratado.
Ainda assim, dezembro não deverá ser suficiente para compensar as perdas de novembro. Segundo o CEPEA, com dados da Secex, os embarques totais de arroz recuaram 81% em novembro, somando apenas 26,3 mil toneladas embarcadas no Brasil, o menor do mês em 12 anos. Ao mesmo tempo, as importações somaram 61,6 mil toneladas. A situação reflete a crise na logística e no transporte e os altos custos do frete mundial.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.