Produtor Rural afirma que tem LUCRADO mais com MARACUJÁ que com LEITE
O Paracatu Rural visitou o produtor Samuel Antonio da Silva, na propriedade Nova Aliança, na região do Santa Bárbara, bacia do Escurinho. Segundo ele, produz variedades diferentes de maracujá, que é o recomendado pelos especialistas. Ele também explicou sobre as adubações e correções que faz ao longo do cultivo. O extensionista da EMATER MG, Carlos Henrique da Silva, tem dado assistência ao produtor e falou sobre algumas técnicas usadas, como o uso da urina de vaca, que deve ser curtida para depois ser aplicada no maracujazeiro.
O Brasil é responsável por cerca de 70% da produção mundial de maracujá, com plantações do Rio Grande do Sul a Roraima, principalmente, devido ao comportamento adaptável do fruto a diversas condições de solo e clima
De acordo com o Fábio Faleiro, pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, consideradas as práticas de manejo, por meio da ciência, é possível você adaptar, cultivar variedades e produzir em todos os biomas brasileiros com eficiência e viabilidade econômica. ‘É muito importante o produtor ter sua rentabilidade, é isso é que vai estimular novos produtores a investir na produção de maracujá, e nós temos tecnologia para isso”, disse Faleiro.
O site Correio Brasiliense ressalta que além de produzir muito, o Brasil também consome maracujá em grande quantidade. A fruta também é utilizada em vários setores, como na indústria de cosméticos. A produtividade média de maracujá no país é de 14 toneladas por hectare, porém varia de produtor para produtor, dependendo dos recursos usados para otimizar a produção.
“Tem produtor que consegue 5 toneladas por hectare, tem produtor que consegue 60 toneladas por hectare. Com o plantio em estufa,é possível conseguir mais de 100 toneladas por hectare. O produtor que usa tecnologia no sistema de manejo consegue altas produtividades, e isso implica maior rentabilidade”, explicou Fábio Faleiro.
No Brasil existem cerca de 50 mil produtores de maracujá e a Bahia é o estado que produz em maior quantidade. Em sua maioria, os produtores são de pequeno porte e trabalham na agricultura familiar. Segundo Fábio Faleiro, o setor de fruticultura viabiliza economicamente pequenas propriedades.
O Paracatu Rural visitou o produtor Samuel Antonio da Silva, na propriedade Nova Aliança, na região do Santa Bárbara, bacia do Escurinho. Segundo ele, produz variedades diferentes de maracujá, que é o recomendado pelos especialistas.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.