Mesmo com ofertas de ARROZ no Black Friday demanda não aumenta
Sobre o mercado do arroz, Vlamir Brandalizze diz que mesmo com ofertas de arroz no Black Friday não traz disparada da demanda, em razão do poder de compra da população mais pobre. Calmaria no setor arrozeiros. Safra teve queda de área, mas lavouras estão em ótimas condições.
Segundo o site Planeta Arroz, a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) está solicitando ao governo do México a prorrogação do prazo para as exportações de arroz em casca brasileiro previstas na cota de 75 mil toneladas que foi autorizada a ingressar no país norte-americano sem imposto de importação neste ano. Anunciada em abril, a isenção é válida para embarques realizados até 31 de dezembro. Até o momento, foram enviadas 32 mil toneladas do grão, segundo o presidente da entidade, Alexandre Velho. Em busca de apoio ao pleito do setor, um documento foi enviado à ministra Tereza Cristina e ao secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedindo que o governo brasileiro atue na negociação com o México.
Segundo Velho, a Federarroz também solicita ao país norte-americano o aumento da cota de arroz em casca isenta do imposto de importação de 10% para o próximo ano. A expectativa da entidade é que a isenção seja estendida a um total de 250 mil toneladas. “O México continua tendo uma grande necessidade de produto, e a queda do mercado americano pode nos proporcionar um volume maior para o próximo ano”, avalia Velho. “Tivemos uma sinalização (positiva) da nossa adida comercial no México e devemos ter um anúncio nos próximos dias.”
O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), que está apoiando a entidade no tema, está otimista com relação à possibilidade de ampliação do prazo. Segundo o parlamentar, o embaixador brasileiro no México, Fernando Coimbra, esteve nesta semana com a secretária de Economia mexicana, Tatiana Clouthier, e reiterou o pedido de manutenção da cota para o produto brasileiro.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.