APICULTURA (Criação de Abelhas) importância para AGRICULTURA. Episódio 1.
A criação de abelhas é uma atividade lucrativa e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural ou agricultor familiar, com bons resultados. Mas para isso, além de adotar as técnicas corretas, o criador precisa encarar a atividade como um negócio. No momento zootecnia, Dr Zoopet, professor Guilherme Carvalho, fala sobre a produção de abelhas e fala dicas e os principais cuidados que devemos tomar.
A apicultura, a criação racional de abelhas, apresenta muitas vantagens. A Embrapa cita alguns exemplos:
- Não exige uma grande propriedade para sua exploração.
- Não polui nem destrói o meio ambiente.
- Além do mel, as abelhas oferecem outros produtos que podem se
Para obter sucesso na atividade, o apicultor precisa conhecer vários aspectos da vida desse tipo de abelha.
Assim, pode-se tirar melhor proveito da capacidade que ela possui de produzir mel e outros produtos. As abelhas possuem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.
O veneno da abelha, chamado apitoxina, fica numa bolsa ligada ao ferrão. Depois da ferroada, o ferrão fica preso à vítima, e o veneno continua sendo injetado. O ferrão deve ser retirado da vítima o mais rápido possível, raspando o local com uma faca ou canivete. Nunca se deve tentar tirar o ferrão com os dedos, pois, nesse caso, há o risco de injetar o resto do veneno.
As abelhas, da mesma forma que as formigas e as vespas são consideradas insetos sociais, ou seja, vivem em comunidade e dividem as tarefas para a sobrevivência da colônia. Elas vivem em enxames que podem estar localizados dentro de ocos de árvores, pendurados em galhos, em buracos no chão ou em pedras, cupinzeiros ou ainda instalados nos telhados de residências.
Na criação comercial de abelhas, o costume é recolher os enxames e alojá-los em caixas apropriadas chamadas colméias.
Os principais produtos das abelhas são: • Mel. • Cera. • Própolis. • Pólen apícola. • Geléia real. • Apitoxina.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.