ARROZ continua acomodado e setor teme que cotações caiam ainda mais; Alternativa são as exportações
Vlamir Brandalizze diz que mercado do arroz continua acomodado e o setor teme que cotações caiam ainda mais, já que o varejo não mostra interesse em movimentar. Semana tem poucos embarques e safra avança em boas condições. Alternativa é focar nas exportações e buscar espaços no mercado internacional.
As exportações de arroz (base casca) devem alcançar cerca de 1,2 milhão de toneladas neste ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). A projeção da entidade se baseia nos embarques realizados de janeiro a outubro, que totalizam 958 mil toneladas.
Segundo o Canal Rural, em igual período de 2020, as vendas externas do cereal somaram 1,68 milhão de t.
Na avaliação da gerente de exportação da Abiarroz, Carolina Matos, a projeção das vendas externas para 2021 está dentro do esperado. “Na nossa avaliação, com o maior controle da pandemia, a quantidade deve se aproximar dos números de 2019, quando o Brasil embarcou 1,43 milhão de toneladas”, diz.
Ainda segundo Carolina Matos, a retomada da economia também impactou a logística em todo o mundo, com acentuada alta dos preços dos fretes marítimos.
Segundo ela, a Abiarroz está trabalhando para abertura de novos mercados. “Hoje nós temos oito mercados prioritários, mas a gente trabalha para abrir novos mercados e derrubar barreiras para o nosso arroz”, conta.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.