17-11 - milho
Análise de Mercado Milho

Colheita do MILHO avança nos EUA. No Brasil boa parte das lavouras estão em boas condições

Colheita do MILHO avança nos EUA. No Brasil boa parte das lavouras estão em boas condições

A Colheita do milho avança nos Estados Unidos, como conta Vlamir Brandalizze. No mercado interno, plantio tem boa parte das lavouras excelentes e em boas condições, porém, no Rio Grande do Sul lavouras sofrem com secas e já mostram perdas.

Segundo o Termômetro de Mercado Grão Direto: o relatório referente à safra 2021/2022, divulgado na última semana pela Conab, revisou a estimativa para a produção de milho, que foi reajustada de 116,313 milhões para 116,711 milhões de toneladas, considerando os três ciclos anuais da cultura monitorados pela Companhia. A primeira safra deve totalizar 28,6 milhões de toneladas; a segunda, 86,255 milhões; e a terceira, 1,854 milhão de toneladas.

Os preços do milho recuaram nas últimas semanas no mercado brasileiro, segundo levantamento da Scot Consultoria. Os principais fatores de baixa são: a maior disponibilidade interna, com a conclusão da colheita do milho de segunda safra no Brasil (safra 2020/21) e maior intenção do vendedor em negociar; o avanço da colheita do milho nos Estados Unidos (safra 2021/22) e maior disponibilidade no mercado internacional; e a suspensão da cobrança de PIS e Cofins na importação de milho até 31 de dezembro/21, segundo Medida Provisória Nº1.071, publicada em setembro.

Segundo o CEPEA, o movimento de baixa continua sendo observado nos preços domésticos do milho. De 5 a 12 de novembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) recuou 4,46%, fechando a R$82,75/saca de 60 kg na sexta-feira, 12. Compradores seguem afastados do mercado spot nacional. Do lado vendedor, alguns analisam necessidade de “fazer caixa” e outros estão mais dispostos a negociar, visando liberar espaços em armazéns para a entrada da safra verão. Além disso, as exportações seguem desaquecidas e as estimativas divulgadas na semana passada pela Conab indicaram possível boa produtividade na safra 2021/22.

Nesta quarta-feira, 17, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilões públicos para a aquisição de cerca de 42,9 mil toneladas de milho. A compra do produto tem como objetivo abastecer o Milho Balcão.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta