20-10 - feijao
Análise de Mercado Feijão

FEIJÃO continua com ofertas limitadas, mas mercado não reage

FEIJÃO continua com ofertas limitadas, mas mercado não reage

Mercado do FEIJÃO continua com ofertas limitadas, mas não reage pois o varejo aponta que não gira produto, principalmente pelo preço bastante alto do gás e o tempo alto de cozimento do feijão, como conta Vlamir Brandalizze.

Estimular e aumentar o plantio de feijão carioca não pode ser a solução para amenizar o déficit na oferta, segundo o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe).

A entidade se reuniu na última semana com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura para discutir políticas que possam impactar favoravelmente o setor.

Segundo o presidente da Ibrafe, Marcelo Lüders, apenas aumentar a oferta do feijão carioca, pode até resolver o problema de preço no curto prazo, mas vai desestimular o produtor rural na próxima safra. “Os preços do feijão-carioca vão cair para o consumidor, mas quem vai pagar é o produtor, que pode deixar de plantar”, diz.

Para Lüders, a melhor alternativa para aumentar a oferta, sem prejudicar o agricultor, é a diversificação. “Incentivar a produção, o consumo e a compra de feijões exportáveis como Caupis, Rajados e Pretos pode contribuir para que os produtores se sintam mais seguros em plantar”, afirma. 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta