Lavouras americanas de SOJA tem colheita a todo vapor, pois produtor quer colher ainda em outubro
Vlamir Brandalizze conta que as lavouras americanas de SOJA tem colheita a todo vapor, pois o produtor quer finalizar ainda em outubro, temendo nevascas em novembro, servindo de apelo para limitar pressão de alta. No Brasil, negócios começam a fluir novamente, inclusive com a safra nova, com níveis melhores. Plantio segue acelerado e produtores correm, pois muitas chuvas são esperadas para os próximos dias.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021/2022, no dia 7/10. A previsão é de uma safra de grãos recorde para o período, com o acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. A estimativa é de um aumento de 14,2%, que, se confirmado, elevará a produção total a 288,61 milhões de toneladas, registrando um novo recorde para a agricultura nacional.
O destaque entre as culturas é para o cultivo de soja, que apresenta tendência de aumento tanto de área cultivada como de produção. De acordo os dados da Companhia, a área a ser semeada deve crescer 2,5%, passando de 38,9 milhões de hectares para 39,91 milhões de hectares. Já a expectativa de produção deve alcançar 140,75 milhões de toneladas, o que mantém o país como maior produtor mundial do grão.
O plantio da oleaginosa já teve início nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. As atividades seguem em ritmo mais acelerado em comparação ao mesmo período do ano passado. Já em Minas Gerais e outros estados produtores de soja, as chuvas são esperadas para iniciar o plantio.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.