05-10 - café
Análise de Mercado Café

CAFÉ brasileiro pode ter queda de mais de 50% na produção, afetando abastecimento e preços disparam

CAFÉ brasileiro pode ter queda de mais de 50% na produção, afetando abastecimento e preços disparam

O agente autônomo de investimentos, João Santaella Neto, disse que o mercado do café teve extrema volatilidade, tentando aguardar as próximas chuvas. A última semana de setembro iniciou subindo forte e no dia 1º de outubro, chegou a mil pontos de alta.

No dia 01º de outubro, foi comemorado o Dia Internacional do Café, e durante todo o dia representantes do Brasil participam de uma série de eventos com objetivo de divulgar o trabalho da cafeicultura nacional. O evento “Dia Internacional do Café: A Sustentabilidade do Café Brasileiro” teve como objetivo divulgar as práticas sustentáveis ambiental e social na cultura do café no Brasil, aliadas à excelência e à variedade do produto. 

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) promoveu uma série de ações no Dia Internacional do Café (1º de outubro) na China, na Arábia Saudita, na Itália, na Austrália e nos Estados Unidos.

O Brasil exporta café a mais de 120 países de todos os continentes. “Tradicionalmente, o café brasileiro ocupa o cargo de preferência no mercado global. Produzimos com muita qualidade e, principalmente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, graças ao investimento que o setor faz em pesquisa e tecnologia, e à capacitação que as entidades de classe, como o Cecafé, fornecem aos produtores”, afirma Marcos Matos, diretor geral do Conselho.

O Cecafé também divulgou, em suas redes sociais, vídeos em celebração à data, com traduções para inglês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, árabe e russo.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), acompanhada do Conselho Nacional do Café (CNC), esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no dia 23/09, para discutir a Portaria nº 364, de 2021, que submete à Consulta Pública, proposta para estabelecer o Regulamento Técnico do café torrado. 

Na oportunidade, a ABIC firmou posicionamento no sentido de que a discussão da matéria deve ser feita sob a perspectiva restrita do combate à fraude, em harmonia com o trabalho de autoregulação e monitoramento da pureza do café que vêm sendo conduzido de forma exitosa pela entidade desde o ano de 1989. 

A ABIC agradeceu pelo deferimento do pedido de prorrogação do período de consulta pública, bem como entregou alternativa ao texto proposto para que possa ser debatida entre a Secretaria de Defesa Agropecuária e a ABIC, antes do avanço às próximas fases do processo de regulação.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta