06-09 - café
Análise de Mercado Café

CAFÉ: Tendência é de realização de lucros principalmente por causa das CHUVAS nas regiões produtoras

CAFÉ: Tendência é de realização de lucros principalmente por causa das CHUVAS nas regiões produtoras

João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, agente autônomo de investimentos, disse que o mercado do café na semana, fim de agosto/início de setembro teve movimento de continuação da alta, mas não consegue manter e tem realização de lucros. Mercado reflete temores com abastecimento diante da menor safra prevista.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (1º/09), de audiência pública na Câmara dos Deputados, para discutir os impactos da geada e da seca na produção agropecuária, em especial nas lavouras de café e hortifrúti e na pecuária leiteira.

O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, apresentou os impactos de eventos meteorológicos (seca e geada) nas safras de café, milho, feijão e hortaliças. 

Segundo ele o café sofreu déficit hídrico, que somado à bienalidade negativa, provocou a redução de 22% no volume produzido da safra. “No entanto, o cenário torna-se mais catastrófico com a cumulatividade do impacto das geadas, que afetarão a safra de 2022”, explicou.

Maciel apresentou algumas propostas para amenizar os efeitos climáticos e mercadológicos. Uma delas é a gestão de risco. “Analisando os dados do seguro rural, o café, as orelícolas e a pecuária ainda têm participação muito incipiente na utilização desse instrumento, principalmente quando se leva em consideração o alto valor agregado, a relevância econômica e principalmente os altos riscos dessas atividades. É necessário aprimorar os produtos de seguro e garantir recursos para subvenção”.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta