05-09 - trigo
Análise de Mercado trigo

TRIGO segue estável e produtores seguram para forçar cotações, valorizando produto da safra passada.

TRIGO segue estável e produtores seguram para forçar cotações, valorizando produto da safra passada

Por falar em trigo, o mercado do cereal segue estável e os produtores seguram para forçar cotações, valorizando produto da safra passada, segundo Vlamir Brandalizze.

A Embrapa participou de 1º a 3 de setembro, do Show Rural de Inverno Coopavel, apresentando informações sobre trigo de duplo propósito, que serve tanto para a produção de grãos quanto para o pastejo dos animais, e também cinco cultivares de trigo e uma de triticale promissoras para os produtores paranaenses, desenvolvidas na parceria com a Fundação Meridional. São elas: BRS Gralha Azul, BRS Surubim, BRS Sabiá, BRS Sanhaço, BRS Atobá e BRS Jacana. “Essas cultivares foram selecionadas por apresentarem  alta produtividade, estabilidade, sanidade e qualidade tecnológica do trigo tipo pão e melhorador”, destaca o pesquisador André Prando.

A cultivar BRS Jacana é um trigo da classe Pão, ideal para fabricar o tradicional “pão francês”, farinha branca. Possui ciclo precoce, grão duro e é moderadamente resistente ao acamamento. 

A cultivar BRS Gralha-Azul é um trigo da classe Pão/Melhorador apta para produção de farinha usada para a fabricação do tradicional pão “francês”. Além da sua alta força de glúten e tenacidade, BRS Gralha-Azul apresenta estabilidade para qualidade tecnológica, boa resistência à germinação pré-colheita, garantindo a qualidade do grão, e boa resistência a doenças.

A cultivar BRS Sabiá é um trigo da classe Pão, ideal para a fabricação do tradicional “pão francês”. Além de precoce e produtivo, a cultivar tem ampla adaptação e pode ser semeada em qualquer época recomendada para a cultura.

A cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio, com boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando boa resistência às manchas foliares, giberela, debulha e ao acamamento. 

O BRS Atobá é uma cultivar de trigo melhorador de ciclo precoce com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos nas três regiões tritícolas. Apresenta porte baixo e boa resistência ao acamamento, à germinação pré-colheita e à debulha natural, além de boa tolerância ao crestamento.

A BRS Surubim é uma cultivar de triticale produtiva, de ciclo precoce para espigamento e médio para maturação. Além disso, apresenta grande estabilidade e adaptação e excelente comportamento agronômico, pois incorpora características como rusticidade e resistência ao acamamento. Apresenta resistência ao oídio e à ferrugem da folha, além de boa tolerância ao crestamento.

Além disso, Embrapa Trigo apresentou o resultado das pesquisas com trigo duplo propósito, destinados às forragens para animais.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta