Mais de 1.000 produtores são atendidos pelo Programa FIP Paisagens Rurais no Triângulo Mineiro
O Programa FIP Paisagens Rurais, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, está atendendo 1.161 produtores inseridos na Bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro. Com duração de dois anos, o programa oferece assistência técnica e gerencial gratuita e promove ações para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou de reserva legal.
A maior parte do programa é desenvolvida em Minas Gerais, o que corresponde a 43% da meta nacional, com a expectativa de recuperar 45 mil hectares de pastagens degradadas e 3 mil hectares de passivos ambientais. O programa abrange os municípios de Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã e Santa Vitória.
Em todo o Brasil, 4 mil propriedades serão assistidas em 07 estados.
A marca de 1.000 produtores mineiros atendidos foi alcançada em junho, quando mais 07 técnicos passaram a fazer parte do programa. Hoje, a equipe é composta por 03 supervisores e 39 técnicos. “Mesmo com as adversidades e dificuldades da pandemia, conseguimos ultrapassar essa marca e, até setembro, vamos atingir nossa meta total de 1.782 produtores atendidos em Minas Gerais”, explicou Ricardo Tuller, analista técnico do SENAR MINAS e coordenador do programa no estado.
Em menos de um ano de assistência, a propriedade do pecuarista de leite, Almiro Costa dos Santos, de 18,5 hectares em Uberlândia, já apresenta resultados na recuperação de pastagens.
A técnica de campo Mirian Nomura explica que a análise de solo inicial apontou um baixo teor de matéria orgânica.
“Começamos o processo de recuperação de pastagens com a aplicação de 08 toneladas de cama de frango em 05 hectares. Também foi feito o plantio, em meio hectare, de feijão guandu e mucuna preta, leguminosas que ajudam a recuperar o solo e servem para alimentação do gado. E ainda foi feito o plantio de capiaçu em um hectare para o período seco”, explicou.
O produtor também recebeu orientações para adequar o volume de alimentos concentrados fornecidos às vacas e para se cadastrar em cooperativa para aquisição de insumos agrícolas mais baratos, o que resultou em uma redução de cerca de 20% no custo de produção. “Está ajudando bastante, principalmente na recuperação de pastagens e no controle de gastos. Também recebo muitas informações sobre adubação e inseminação. Estou confiante de que vamos ter um pouco mais de rentabilidade”, destacou o produtor.
“O programa tem gerado resultados positivos, possibilitando um melhor planejamento para enfrentar a estação seca, redução dos custos na alimentação, aumento da produção e melhoria das áreas de preservação. Tudo isso tem proporcionado uma atividade produtiva mais sustentável”, afirmou o supervisor do FIP Paisagens Rurais, Sebastião de Paula Rezende Júnior.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.