água uso racional
Irrigação

ÁGUA – USO RACIONAL – água para produzir alimentos

ÁGUA – USO RACIONAL – água para produzir alimentos

parte 3

 

O ambiente agrícola está cada vez mais restritivo e dinâmico, demandando do agricultor uma visão mais abrangente em relação ao agronegócio. O objetivo de produzir mais alimentos deve ser visto dentro de uma abordagem mais ampla, considerando os aspectos de sustentabilidade ambiental, ou seja, produzir mais alimentos com melhor qualidade e com menores danos aos recursos naturais.

Nesse sentido, os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos devem ser adequadamente utilizados, sendo necessário para isso, estimativas corretas da quantidade de água utilizada em cada um dos setores usuários. No caso da agricultura irrigada, devido às suas características, como, por exemplo, sua forte relação com as condições climáticas, as incertezas associadas às estimativas da quantidade de água utilizada são maiores e mais evidentes.

O engenheiro agrônomo Lineu Neiva Rodrigues, apresentou, no II SEMINÁRIO DE TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO, organizado pelo SEBRAE MG e IRRIGANOR, pontos estratégicos que devem ser analisados para essa produção de alimentos e utilização consciente da irrigação.

Lineu é doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-dourado em engenharia de irrigação e manejo de água, pela Universidade de Nebraska – EUA, além de ser pesquisador da água e Supervisor do Núcleo de articulação internacional da EMBRAPA CERRADOS.

Lineu disse que todos os setores dependem muito da água e para a produção de alimentos é uma utilização nobre deste bem natural

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta