CAFÉ teve primeira semana de agosto de fortes emoções, começando com queda e depois alta
Sobre o mercado do café, o agente autônomo de investimentos João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, diz que a primeira semana de agosto começou com forte queda e depois alta em alguns dias. Ele explica os motivos: geadas dos últimos dias que não foram tão fortes e aumento das margens para investimentos.
O Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou a destinação de uma reserva de R$ 1,3 bilhão, em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), para ajudar produtores afetados pelas geadas das últimas semanas. A decisão ocorreu em reunião emergencial, na última sexta-feira (6).
Segundo o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, o recurso surge em um momento providencial e atende a uma demanda imediata do setor. “Utilizar os recursos do Funcafé para essa finalidade é uma forma de garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”, afirmou.
A ideia é criar uma linha de financiamento para os cafeicultores. As condições, prazos, taxas, carência e o período de reembolso ainda serão definidos. Os parâmetros seguirão informações técnicas a serem obtidas em um levantamento de campo, que se encontra em andamento.
A proposta do Comitê Técnico seguirá para análise do CDPC e, se aprovada, segue para votação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve se reunir no dia 26 desse mês.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.