22-05 - milho
Análise de Mercado Milho

Lavouras americanas de MILHO sofrem com clima desfavorável

Lavouras americanas de MILHO sofrem com clima desfavorável

Lavouras americanas de milho sofrem com clima desfavorável com tempo quente e pouca chuva, segundo Vlamir Brandalizze. No mercado brasileiro, o milho se mantém firme, mas no momento negócios estão lentos esperando resultados das últimas semanas da colheita da safrinha.

A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) trouxe muitos problemas na safra passada levando a perdas significativas nas lavouras do Sul e Centro-oeste. O pequeno inseto é vetor de doenças como o complexo de enfezamentos e o vírus da risca, que podem levar a perdas de até 90% no milho.

Uma solução biológica desenvolvida em uma parceria de cientistas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Embrapa Meio Ambiente (SP) e Universidade de Copenhague (KU), na Dinamarca, pode ser aliada no controle da praga. Trata-se de um método de fermentação líquida do fungo Metarhizium robertsii que resulta em leveduras chamadas blastosporos. Essas células podem ser diluídas e veiculadas com água, são tolerantes à dessecação e controlam adultos da cigarrinha após pulverização, pois rapidamente germinam e infectam o inseto pela cutícula, matando-o em poucos dias. Como é específico para a praga-alvo, preserva a fauna e a flora locais.

O bioinseticida pode ser formulado na forma de pó molhável para ser pulverizado na lavoura. Pode ser aplicado via aérea ou terrestre, como é feito na forma convencional com os inseticidas químicos, o que facilita para o produtor usar equipamentos de aplicação já existentes em sua propriedade. Agora os pesquisadores procuram parceiros para licenciar a tecnologia, testá-la em escala industrial e levá-la ao mercado.


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta