Mercado da SOJA tem pressão positiva nos EUA por diminuição de chuvas
De acordo com Vlamir Brandalizze, calor e seca começam a ganhar força nos EUA, enquanto chuvas diminuem, dando pressão positiva ao setor da SOJA e estoques são os menores dos últimos anos. No Brasil, dólar recua e limita ganhos da soja. Poucos vendedores aparecem no mercado.
O sojicultor mineiro tem até 31 de julho para comunicar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a situação fitossanitária de sua propriedade rural, mediante preenchimento de questionário da declaração de conformidade disponível no site do IMA. A medida é obrigatória, e o não cumprimento é passível de penalidades. A prorrogação é um pedido do setor produtivo diante do enfrentamento da pandemia. O vazio sanitário da soja segue até 15 de setembro em MG.
O documento levanta dados principalmente das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, responsáveis por 70% de toda a produção da soja no estado. O cumprimento do vazio sanitário permite que o produtor se prepare para a próxima safra, viabilizando mais produtividade e renda ao seu negócio.
O gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Nataniel Nogueira, lembra que dentre as informações declaradas estão a data de encerramento da safra, a área de cultivo do grão e a extensão da propriedade rural.
“Neste ano, prorrogamos novamente o prazo para melhor atender os sojicultores. Em 2020, as declarações de conformidade enviadas ao IMA confirmaram a colaboração e comprometimento do setor produtivo durante o manejo, atitude fundamental para o sucesso do vazio sanitário. Constatamos que a parceria é benéfica tanto para o setor produtivo como para o poder público”, avalia.
De acordo com Nogueira, em 2020 foram 813 declarações de conformidade, superando os 740 monitoramentos programados para serem realizados naquele ano. “Declarar a conformidade do vazio significa que o sojicultor se comprometeu a erradicar as plantas em sua propriedade. Entendemos que o produtor é o único beneficiado com essa medida de caráter individual, mas também de alcance coletivo. Cada um é fiscal do outro e pode denunciar aqueles que deixam as plantas guaxas se desenvolverem na propriedade e prejudicarem os vizinhos”, alerta.
No ano passado, o vazio sanitário da soja ganhou reforço da fiscalização remota. As ações presenciais não foram descartadas, já que podem ser realizadas mediante recebimento de denúncias.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.