08-06 - embrapa programa
Agropecuária

Embrapa lança Programa de Eficiência na Gestão de Laticínios

Embrapa lança Programa de Eficiência na Gestão de Laticínios

Em comemoração aos 45 anos da Embrapa Gado de Leite e ao Dia Mundial do Leite, a Embrapa Gado de Leite e a PUC-Minas lançaram no dia 1º de junho, o programa TopLat – Eficiência na Gestão de Laticínios, com o apoio da Vivare Alimentos e do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg).

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, as empresas brasileiras têm muito a ganhar com o desenvolvimento da eficiência em gestão. No caso dos laticínios, eles possuem a excelência no trabalho técnico, mas o lado gerencial requer um apoio. “Nosso propósito é atuar sob a ótica de políticas públicas. Sabemos que existe uma oportunidade de melhoria gerencial nos laticínios, tanto no que diz respeito ao posicionamento no mercado quanto à organização interna. Por isso, estamos lançando esse projeto experimental”, enfatiza Paulo.

O programa conta com a participação de 120 alunos do curso a distância de Administração da PUC Minas e, neste primeiro momento, 10 laticínios poderão participar. O trabalho será feito durante um semestre em dois eixos: Empreendedorismo e Negócios, e Arquitetura de Negócios.

Em relação ao primeiro, o objetivo é construir e analisar a matriz SWOT do laticínio, buscando responder as perguntas: quais são as fortalezas e fraquezas? Quais são os desafios e oportunidades de mercado que estão no seu entorno? Já sob o pilar da Arquitetura de Negócios, se buscará interpretar o processo organizacional.

Os alunos, com a mentoria dos professores, analisarão o negócio e entregarão, ao final, o estudo analítico aos laticínios com as sugestões de melhorias para eficiência em gestão. A primeira turma irá trabalhar de agosto a dezembro no projeto e, a cada semestre, novos laticínios terão a oportunidade de aperfeiçoar sua gestão através do Programa TopLat.

“Em nosso projeto pedagógico prevemos, desde o início do curso, a inserção do aluno no mercado. O agronegócio é o setor que move a economia brasileira e os cursos de administração, de forma geral, não se aprofundam nessa área. Por isso, propusemos essa parceria com o objetivo de formar nossos alunos no agro e junto com a Embrapa, entregar soluções em gestão para os laticínios”, destaca a coordenadora do curso a distância de Administração da PUC Minas, Sara Resende.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta