Uso de Tamponantes na alimentação de VACAS LEITEIRAS é o destaque do Momento Zootecnia com o Dr Zoop
No momento zootecnia, o Dr ZOOPET, Professor Guilherme Carvalho, fala sobre o uso de tamponantes na alimentação de vacas leiteiras, compostos que evitam o abaixamento do pH do rúmen, neutralizando os ácidos graxos voláteis produzidos pela fermentação de carboidratos, que abaixam o pH do rúmen.
Quando se fala em nutrição e formulação de dietas para vacas leiteiras um assunto importante a ser tratado é a inclusão de aditivos. Os aditivos são substâncias ou microrganismos adicionados à dieta intencionalmente com objetivo de alterar o metabolismo em benefício do desempenho do animal.
De acordo com o EducaPoint, um bom exemplo de aditivos são os tamponantes, compostos que evitam o abaixamento do pH do rúmen, neutralizando os ácidos graxos voláteis produzidos pela fermentação de carboidratos, que abaixam o pH do rúmen. Essas substâncias são especialmente importantes em dietas desafiadoras, que estimulam pouco a mastigação e a salivação.
A consequência de seu efeito é a redução da incidência da acidose, especialmente a acidose subclínica, que é muito comum em dietas desse tipo.
Um exemplo de dietas com alto potencial acidogênico e alto risco de acidose sub-aguda são dietas com alto concentrado, que têm somente silagem de milho e sorgo como fonte de volumoso ou dietas com baixo teor de fibra detergente neutro (FDN) efetivo.
A acidose subclínica gera prejuízos que acabam ficando “mascarados” e que podem ser evitados com o uso dos tamponantes.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.