SARAMPO e PÓLIO – número abaixo da meta
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Pólio termina nesta sexta-feira (31). Os pais devem levar seus filhos de 1 até 5 anos em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para protege-los contra as duas doenças.
Os moradores da zona rural aqui do nosso município receberam visitas dos agentes de saúde em suas comunidades; foram 12 locais de vacinação na zona rural.
O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas até o final deste semana. Mas, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela pasta na última sexta-feira (24), 4,1 milhões de crianças ainda não receberam uma dose (38%).
“O esforço para impedir que doenças já eliminadas não retornem ao Brasil é um trabalho de toda a sociedade. Por isso, convocamos os pais ou os responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde, independente da situação vacinal anterior, já que, neste ano, a campanha é indiscriminada”, ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
A enfermeira de epidemiologia Norma Ferreira da Silva (Paracatu MG) se mostrou bastante preocupada com o balanço da vacinação paracatuense, já que muitos pais ou responsáveis deixaram de levar as crianças para vacinar.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.