16-03 - dica técnica oidio
Pragas Pragas

DICA TÉCNICA sobre o combate ao OÍDIO, uma praga que causa prejuízos ao produtor

DICA TÉCNICA sobre o combate ao OÍDIO, uma praga que causa prejuízos ao produtor

A dica técnica, feita pelo Minas Rural da EMATER, através do coordenador técnico da instituição Fernando Tinoco é sobre o combate ao oídio.

Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores. Esse método foi desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente e testado em pepino e abobrinha, com controle de praticamente 100% da doença.

O oídio ataca principalmente plantas da família das cucurbitáceas (abóbora, moranga, pepino, melão, melancia e outros), mas também pode atingir o feijão, a vagem e outras plantas cultivadas.

O oídio é causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, que se parece com um pó branco nas folhas de variadas culturas. Os fungicidas químicos indicados para o combate ao oídio são caros, cerca de R$ 135 o litro, enquanto o leite cru é bem mais barato não é mesmo? Além disso, a solução é totalmente inócua ao meio ambiente, não causando nenhum impacto ambiental, o que não se pode dizer o mesmo dos fungicidas utilizados para o controle da doença.

O oídio é uma doença causada por fungos, favorecida por ambientes secos e quentes (época seca), apesar de ser encontrada em clima úmido e frio.

Uma característica marcante são os sintomas de eflorescência de coloração branca ou acinzentada (bolor) e pulverulenta (aspecto de pó), que pode recobrir folhas, ramos, flores e até os frutos.

Normalmente, esse sintoma de coloração branca é observado na face superior das folhas. Mas, em menor frequência, pode ser constatado na parte inferior também.

Além do sintoma de eflorescência, podem ocorrer áreas amareladas ou necróticas nos locais das manchas da eflorescência.

Em ataques severos, pode ocasionar o retorcimento das folhas, morte de ramos, deformação de frutos, queda das folhas, flores e frutos.

A colonização do fungo na planta acontece, na maior parte das espécies, pelo desenvolvimento de uma estrutura responsável pela retirada de nutrientes das células epidérmicas da planta (haustório).

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta