10-03 - mercado da soja
Análise de Mercado Soja

USDA aumenta safra brasileira de SOJA e mantém estoques americanos: um banho de água fria no mercado

USDA aumenta safra brasileira de SOJA e mantém estoques americanos: um banho de água fria no mercado

De acordo com o consultor de agronegócios Vlamir Brandalizze, o USDA aumentou safra brasileira de soja e manteve estoques americanos, dando banho de água fria no mercado.

A Embrapa está desenvolvendo uma tecnologia pioneira que vai permitir que o produtor rural saiba, em poucos minutos, se as sementes de soja são de alto ou de baixo vigor. Para isso, é utilizada a técnica de espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) combinada com algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) na avaliação da qualidade de sementes.

Segundo o Canal Rural, o método é capaz de identificar os constituintes atômicos das sementes (suas partículas minúsculas) e os dados obtidos são utilizados para criar protocolos, afim de distinguir lotes com alta precisão em relação às técnicas-padrão, que são trabalhosas, mais demoradas e chegam a custar acima de R$ 100 por lote. Os pesquisadores calculam que, com a nova técnica, o preço poderá ser bem inferior, dependendo do custo da empresa que fará a análise.

Responsáveis pela criação, pesquisadores da Embrapa Instrumentação e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) constataram que é possível classificar lotes de sementes de forma precisa, rápida, em larga escala e com custo inferior comparado ao de técnicas tradicionais.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta