08-02 - mercado do café
Análise de Mercado Café

Pandemia continua impactando consumo de CAFÉ provocando pressão no mercado

Pandemia continua impactando consumo de CAFÉ provocando pressão no mercado

O Agente autônomo de investimentos, João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, fala sobre os motivos que tem pressionado o MERCADO DO CAFÉ, entre eles a pandemia que impacta o consumo de café em cafeterias e restaurantes.

De acordo com o Canal Rural, a redução na safra de café em 2021 deve ser muito pior que em outros anos de bienalidade negativa. Para a espécie arábica é normal uma colheita maior em um ano, seguida de outra menos produtiva, pela própria característica da planta. Mas as condições climáticas adversas, com muito calor e falta de chuvas na época da florada, em outubro passado, já acendiam o alerta de que desta vez as perdas seriam maiores.

Depois de quinze dias seguidos sem chuvas em janeiro, quando ocorre o enchimento dos grãos, a preocupação cresceu ainda mais, principalmente no sul de Minas Gerais, a maior região produtora do café arábica. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de quebra de 43% na safra de café no estado, que detém cerca de metade da produção nacional.

Além disso, os grãos que não caíram devido à falta de água ainda devem ter desenvolvimento menor, com impacto direto na qualidade final da bebida, de acordo com o gerente regional da Emater–MG em Guaxupé, Willem de Araújo. “O déficit hídrico no ano passado causou abortamento das flores e, em janeiro, na fase de enchimento dos frutos, os poucos que tinham vingado caíram, porque tivemos 15 dias sem chuva. E seria justamente o período em que os frutos precisariam de água para crescer”, explica Willem.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta