Quais lacunas ainda existem sobre o conhecimento da água no Brasil?
Retrospectiva 2020 – Junho
3º episódio (último) da série sobre Manejo da Água
Segundo o artigo “Uso e gestão da água Desafios para a sustentabilidade no meio”, um estudo sobre a qualidade da água nos principais rios brasileiros, realizado em 2003 e 2004, por Gérard e Margi Moss, apontou que, na região Norte, a qualidade da água é ainda de boa qualidade e parte do Centro-oeste apresenta situação moderada. Contudo, os impactos da agropecuária na parte mais ao sul, juntamente com regiões Sudeste e Sul, refletem negativamente na qualidade da água, principalmente em termos da presença de fósforo (P) e nitrogênio (N). No litoral, principalmente do Sudeste, está concentrada a pior qualidade das águas, em função de esgotos domésticos e industriais.
Em relação às fontes pontuais de poluição da água no meio rural, a maioria do esgoto doméstico é lançado sem tratamento prévio nos corpos hídricos. Segundo dados do IBGE-PNAD 2014, o saneamento básico para os moradores do campo ainda é insuficiente, pois mais de 50% utilizam sistemas rudimentares tais como fossas negras, valas, buracos ou lançamento direto nos rios e no solo.
Em nossa série sobre a conservação e manejo da água, a pesquisadora Raquel Prado, falou à jornalista Juliana Freire, no Conexão Ciência sobre as lacunas que ainda existem sobre o conhecimento da água no Brasil.
Saiba mais
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.