Como tratar o animal doente com PNEUMONIA BOVINA
Retrospectiva 2020 – Junho
episódio 4 (último) da série técnica sobre Pneumonia Bovina
O complexo das doenças respiratórias dos bovinos é o resultado de uma ruptura do equilíbrio entre as defesas naturais do animal e os fatores externos que favorecem a doença. Este desequilíbrio aparece mais frequentemente no animal que é incapaz de superar uma modificação do seu ambiente ou de se adaptar. O estresse interfere nos mecanismos de limpeza e de defesa do aparelho respiratório, favorecendo a proliferação de microorganismos e a produção de toxinas.
As pneumonias de maior importância são as chamadas intersticiais e as broncopneumonias, sendo esta última responsável por 80% dos casos da doença, e uma das principais enfermidades presentes nos sistemas intensivos de criação e produção de bovinos em todo o mundo. Os dados norte-americanos mais recentes relatam um resultado de 75% de morbidade e 50% a 70% de mortalidade em confinamentos de gado de corte.
Encerrando então nossa série sobre pneumonia bovina, o médico veterinário e consultor técnico da Zoetis Saúde Animal, Maicol Ferreira Fernandes, explica o que fazer caso seu gado já esteja acometido pela doença.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.