Saúde e bem-estar animal no PERÍODO DE TRANSIÇÃO – 8º episódio
O intervalo entre as três semanas que antecedem o parto e as três posteriores ao nascimento do bezerro é de transição das vacas leiteiras.
O intervalo entre as três semanas que antecedem o parto e as três posteriores ao nascimento do bezerro é de transição das vacas leiteiras. E a mudança no ciclo exige cuidados redobrados por parte do pecuarista, sob pena de pesados prejuízos. Isso, devido ao aparecimento de doenças, que podem atingir o inacreditável índice de 60% do rebanho, de acordo com a Revista Safra. O objetivo sempre é garantir a saúde das vacas, o que traduz em aumento da produtividade. No período, acontece uma queda no consumo de matéria seca, antes do parto. Logo em sequência, há um incremento na produção de leite. Neste momento, há um aumento na demanda energética da vaca e o consumo não é suficiente para suprir toda essa demanda. Assim, o balanceamento da dieta deve ser pensado como uma parte do conjunto, sendo o manejo nutricional a base de tudo, com prioridade para aumentar o consumo de matéria seca durante o período de transição para superar o balanço energético negativo logo no início da lactação. Continuando a série sobre saúde e bem estar animal no período de transição, a Milkpoint realizou uma webinar e a gerente técnica de bovinos Phibro, zootecnista Vanesssa Carvalho, falou sobre “os Benefícios de dieta pré-parto totalmente acidificada”. Ela explica como funciona a dieta e diz que vários pontos na fazenda devem ser observados.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.