3º episódio da série Saúde e bem-estar animal no PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Para aplicar os conceitos de conforto e bem-estar deve-se conhecer, avaliar e garantir as necessidades básicas dos animais.
O período de transição exige cuidados para assegurar a saúde e produtividade das vacas na próxima lactação. É uma fase relativamente curta (3 semanas pré-parto a 3 semanas pós-parto) em que os produtores devem oferecer às vacas as melhores condições possíveis, visando aumentar a produção futura. E, para alcançar altos índices produtivos e reprodutivos em rebanhos leiteiros é fundamental manter o conforto e o bem-estar, reduzindo os fatores estressantes, principalmente nesta fase crítica que é o período de transição. O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. Compreender as necessidades dos animais é fundamental para que os mesmos tenham uma boa qualidade de vida. Todos os anos cerca de 70 bilhões de animais em todo o mundo são criados para fornecer carne, leite, ovos e outros produtos para consumo humano. Muitos deles ainda vivem em condições de sofrimento e estresse. Os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir sensações e sentimentos como medo e felicidade. Isso significa que suas emoções têm importância para eles e também grande influência sobre os seres humanos, porque mudam a forma como estes tratam os animais – a compreensão de suas emoções aumenta a empatia em relação a eles. A milkpoint realizou uma webinar sobre ‘Saúde e bem-estar animal no período de transição’. A palestrante, a Professora Lívia Magalhães, falou que analisar o bem estar é fundamental para o futuro produtivo daquele animal.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.