1ª AGROPARACATU – organizadores apostam que será uma das maiores feiras agropecuárias da região
Será realizada nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro a primeira edição da AgroParacatu, visando envolver os diversos segmentos do agronegócio da região noroeste de Minas Gerais. A Feira Agropecuária contará com rodadas de negócios, seminário, palestras, fazenda digital e a presença de grandes nomes do agronegócio brasileiro. O secretário municipal de agricultura, Leonardo Costa, conversou com o Paracatu e contou como foi a idealização desta primeira feira agropecuária.
A AgroParacatu será promovida pela Prefeitura Municipal e pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor), com o apoio do Sebrae Minas.
Além da rodada de negócios, a programação da AgroParacatu conta também com cursos do Senar e da Emater, Seminário Técnico Futuro do Agronegócio, Feira de Produtos da Agricultura Familiar, Leilão Agrounidas, palestras sobre diversos temas e Praça de Alimentação da Agricultura Familiar. Já no dia 9, o evento será realizado no Parque de Exposições da Coopervap (Rua Cristiano Costa Bezerra, s/n – Alvorada).
A AgroParacatu inicia no dia 07 de outubro, quinta-feira, com a abertura será no Centro Administrativo de Paracatu, as 08h e ainda pela manhã acontecerá uma Homenagem aos Pioneiros e a Celebração de 55 anos EMATER em Paracatu.
Já a tarde teremos um debate sobre as Mulheres do Agronegócio e ainda Palestra Tendências do Agronegócio Mundial e Brasileiro em Tempos de Pandemia com foco em Grãos e Carnes, com o colaborador do Paracatu Rural, Vlamir Brandalizze. No fim do dia, as 18h o tema debatido será: “Gestão de Água em Áreas de Conflito – Marcelo Fonseca – Diretor Geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas)”.
Ainda no primeiro dia acontecerão dois mini cursos na Arena do Conhecimento, sendo um com o tema “Qualidade do Leite e Queijo Minas Artesanal” e o outro sobre “Agricultura de precisão”.
No dia seguinte, sexta-feira, 08 de outubro, o evento contará com vários debates sobre a Piscicultura na região, sua viabilidade e comercialização; uma apresentação da Embrapa sobre a aqüicultura no Brasil; produção de tilápias; Outro tema interessante no segundo dia de evento é a Energia Solar e suas aplicações na Zona Rural. Além disso, serão discutidos temas voltados para a gestão hídrica e sustentabilidade, como “A História da Irrigação no Brasil e seu Futuro”; a importância da gestão de recursos hídricos para produção sustentável de alimentos e ainda as observações metereológicas de tempo, clima, variabilidade e mudança climática.
Os mini cursos da Arena do conhecimento no dia 08 de outubro serão sobre “Boas práticas e rotulagem de alimentos”; o segundo “Apicultura Álvaro Goulart” e o terceiro sobre os “Desafios da Regularização Ambiental para propriedades rurais”.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.